quarta-feira, 7 de maio de 2008

HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES ECONOMICAS

A



Nos primeiros anos que seguiram o final da Segunda Guerra, existia entre os países europeus o sentimento comum de que jamais teriam condições de competir, em igualdade de condições com os Estados Unidos.

A partir dessa avaliação, surgiu na Europa uma série de alianças de cooperação econômica, com o objetivo de aumentar o intercâbio comercial e ampliar a capacidade competitiva no mercado internacional.



Benelux:



Foi à primeira experiência nesses sentido e já havia sido elaborada um pouco antes do final da Segunda Guerra.Belgica, Holanda e Luxemburgo formaram, em 1944, o Benelux, que previa a criação de uma Zona de Livres Comércio entre seus membros.Dez anos depois, completou o processo de unificação econômica.



CECA:



Comunidade Européia do Carvão e do Aço.



CEE:



Comunidade Econômica Européia, que posteriormente daria origem ao processo de unificação d Europa.



Os objetivos da CEE apontavam para uma União Econômica que pudesse assegurar aos seus integrantes a Livre Circulação de Mercadorias, Pessoas, Capitais e Serviços. A realização destes objetivos só seria conquistada plenamente em 1993, com a Unificação Européia.



AELC:



Associação Européia de Livre Comércio.



EU:



União Européia. Com ela entra em vigor o Mercado único, que pregava as Liberdade Fundamentais.

Livre Circulação de:

• Pessoas;

• Bens;

• Capitais;

• Serviços.



Um Projeto Ambicioso:



indíces O projeto de Unificação da Europa prevê uma União Política e uma União Econômica e Monetária.

Os problemas econômicos e raciais são bem acentuados na Europa. As diferentes taxas de inflação entre os países membros da União, os elevados indíces de desemprego e a onda de violência contra imigrantes estrangeiros comprovam isso.



EEE:



Espaço Econômico Europeu.



CEN:



Cooperação Econômica do Mer Negro.

Nenhum comentário: