quarta-feira, 7 de maio de 2008

MODO DE PRODUÇÃO

SIMULADO

Quinhentos anos
Tudo igual
...
Quinhentos anos o Brasil é uma vergonha
...

Quer sair do compensado e ir pra uma mansão
Com piscina digna de um patrão
Com vários cão de guarda, Rotteweeiler
Dama socialight de favela estilo Cali
Quer jantar com cristal e talheres de prata.

Racionais MC's, Quinhentos anos.


"O Capitalismo é o sistema econômico que mais modificou a natureza".
Esta frase, muito utilizada pelos geógrafos, expressa a idéia de que as sociedades, territorializadas em suas dimensões econômica, política e cultural compõem a dinâmica dos diferentes lugares na superfície terrestre.Sobre a relação entre capitalismo e espaço geográfico no Brasil atual, assinale a alternativa CORRETA:

a) O atual momento histórico (período técnico-científico-informacional) configura-se numa fase em que a ciência e técnica têm contribuído para diminuir as desigualdades espaciais.
b) As densidades técnicas dos diferentes lugares tornaram-se equiparadas, diante da expansão das redes de comunicação e informação.
c) O território, transformado em segunda natureza, torna-se um elemento plenamente acabado, pela atuação da técnica e não mais se modifica.
d)
O espaço geográfico, convertido em meio-técnico-científico-informacional, reproduz as desigualdades, decorrentes do avanço das técnicas e da apropriação destas e das informações por grandes empresas e Estados.

e) No território brasileiro, as desigualdades decorrem da sua não inserção na nova revolução industrial e, portanto, da sua não transformação em meio-técnico-científico-informacional.

6. Leia os seguintes trechos das músicas "Parabolicamará" e "Pela Internet", do cantor e compositor Gilberto Gil:

"Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará,
Ê-ê, mundo dá volta, camará"

Parabolicamará



"Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot link
Num site de Helsinque
Para abastecer"

Pela Internet



As letras das canções acima retratam características típicas do atual período, do qual podemos afirmar que:

a) vivemos a época da globalização, onde o espaço geográfico foi anulado pelo tempo, pois hoje em dia, com o desenvolvimento tecnológico, as distâncias diminuíram, tanto para o transporte como para as comunicações;
b)
com a globalização, o período técnico-científico-informacional foi substituído pelo meio-técnico-científico-informacional, para que as informações possam fluir mais rapidamente pelo espaço;
c) as ações globais do período técnico-científico-informacional permitem que a globalização homogeneíze todos os pontos do planeta, fazendo com que hoje, em todos os lugares do globo, a técnica, a ciência e a informação fluam com maior velocidade;
d) atualmente, o fluxo de informações fragmenta e opõe a atividade artesanal à industrial, os lugares "desenvolvidos" dos "subdesenvolvidos", os mais "tecnologizados" dos menos "tecnologizados". Tal fragmentação é que faz com que o mundo se torne menor;
e) os lugares do território que apresentam a maior densidade técnica são os lugares por onde fluem maiores vultos de informação, que mantém a melhor conexão com a rede mundial, aproximando os lugares.

7. Produzir o espaço é possibilitar o desenvolvimento de uma atividade em uma determinada área tornando-a produtiva. De acordo com esta afirmativa, analise as proposições que segue:

I. A princípio da história da humanidade o homem não produzia o espaço já que não exercia uma atividade produtiva, apenas coletava, o que tornava-o apenas ocupante do espaço.

II. O espaço passa a ser produzido a partir do momento em que o homem intervêm no maio natural, tornando este humanizado.

III. O espaço reflete as marcas do passado porque é um produto do processo histórico.

IV. As inovações tecnológicas fazem ampliar a produção do espaço e ao mesmo tempo também reduz as áreas de espaço natural.

V. A descoberta da agricultura, da pecuária, do fogo e o comércio forma atividades desenvolvidas pelo homem que proporcionaram uma ampliação da produção do espaço.

a) Apenas as proposições I, III e IV estão corretas.

b) Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as proposições I, II e III estão corretas.

d) Todas as proposições estão falsas.

e) Todas as proposições estão corretas.

8. Considere o texto que se segue:

“O homem cria espaços que são produzidos ou organizados, ás vezes muito menos para atender seus próprios e muito mais para produzir e reproduzir o capital. Assim, os interesses do capital podem chocar-se com interesses de pequenos proprietários, indígenas, e outros grupos. Choca-se também com a necessidade de se manter o equilíbrio da natureza”.

Da leitura do texto é possível afirmar que:

a) O predomínio dos interesses coletivos na produção do espaço garante a sobrevivência do homem na superfície terrestre.

a) Sendo a natureza e seus recursos uma fonte de vida para a humanidade, o espaço deve ser criado e modificado pelo capital.

b) O capital organiza espaços que apresentam garantias de progresso e melhoria dos padrões de vida da população como um todo.

c) O espaço reflete a sociedade que nele vive e, principalmente, as relações que se estabelecem entre os homens.

d) O meio natural ainda é determinante para a produção do espaço, isto é, em um meio ambiente pouco propício à ocupação humana não há investimentos de capital.

9. . Das afirmativas abaixo assinale a incorreta.

a) Paisagem é tudo aquilo visível aos olhos, isto é, paisagem é composto por elementos materiais que tem existência concreta.

b) Paisagem natural é o conjunto de elementos naturais modificados pela ação humana.

c) O conjunto de elementos materiais e imateriais da sociedade forma o espaço geográfico.

d) Todos os elementos naturais juntos, sem que tenha sofrido ação humana formam uma paisagem natural onde se desenvolve o meio biótico.

e) A terra constitui uma unidade abrangendo um sistema dinâmico de ralação, onde todas as áreas do planeta podem ser interligadas.

10. Faça uma síntese do conteúdo visto em sala de aula.

Mande seu e-mail e peça o Gabarito!!!

Nenhum comentário: